Este blog é de propriedade de alguns colaboradores do SENAI SC e tem por objetivo discutir e expandir conhecimentos sobre a Gestão do Risco Corporativo, assunto este como parte integrante dos Projetos Aplicativos que estão sendo desenvolvidos pelo SENAI SC em parceria com a Fundação Dom Cabral.
domingo, 18 de julho de 2010
Texto: Gerenciamento do Risco Operacional
Colegas, em anexo temos o texto encaminhado por nosso colega Sidnei com o título: Gerencimento dos Riscos Operacionais. Boa leitura a todos! E vamos aproveitar o espaço para discutir sobre o texto.
Colegas, creio que este texto é muito interessante. Ele serviu para abrir nosso olhar com realção às questões que envolvem os diversos tipos de riscos. Penso que através destas leitura poderemos ampliar nossos horizontes e nos aperfeiçoar no assunto.
Texto que permite o embasamento sobre o Gestão de Riscos, tirando um pouco do abstrato esse assunto altamente subjetivo e importante seu controle nas organizações.
Colega emanuelle, tente responder até quinta as perguntas encaminhadas sobre a resolução do Banco Central, para que todos tenham conhecimento do assunto. Um abraço e obrigado!
Frases que ficaram identificadas sobre o conteúdo: -Preparação para o que pode acontecer enão o que já aconteceu. -Gestão de Riscos motiva a proatividade, em vez de reatividade. -Para que haja uma boa gestão de riscos, se faz necessário boa comunicação. -Tomada de decisões embasadas em informações. -Gestão de riscos é proteção e melhora a saúde e bem estar da organização. -Gestão de Riscos é delicadeza e equilíbrio. -Comunicação e consulta/monitoramento e análise crítica. -Todos estarem cientes dos seus papéis e responsabilidades. -Tomada de decisão conjunta. -Gestão de riscos está associada a: Pesquisa de mercado, análise do ambiente e dos negócios, consulta sobre políticas, conformidade legal, retroalimentação de clientes, planejamento estratégico, auditoria e avaliação. -Comunicação clara entre as partes interessadas. -Parcerias entre outros grupos externos, permitindo ações conjuntas. -Relação com a comunidade baseadas em confiança. -Comunicação entre a Alta Direção e funcionários pode ajusar no entendimento dos riscos e suas probabilidades. -Documentação formal do plano de comunicação e consulta ou lista de verificação, são elementos essenciais para um plano de comunicação.
Colegas, creio que este texto é muito interessante. Ele serviu para abrir nosso olhar com realção às questões que envolvem os diversos tipos de riscos. Penso que através destas leitura poderemos ampliar nossos horizontes e nos aperfeiçoar no assunto.
ResponderExcluirPerfeito...
ResponderExcluirTexto que permite o embasamento sobre o Gestão de Riscos, tirando um pouco do abstrato esse assunto altamente subjetivo e importante seu controle nas organizações.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirColega emanuelle, tente responder até quinta as perguntas encaminhadas sobre a resolução do Banco Central, para que todos tenham conhecimento do assunto.
ResponderExcluirUm abraço e obrigado!
Nesta semana, todos devem fazer a leitura da apostila "GESTÃO DE RISCOS" das páginas 6 a 20 e colocar suas observações aqui no fórum.
ResponderExcluirNão esqueçam de até sexta procurar por modelo de políticas de gestão de riscos, conforme conversamos no último encontro.
ResponderExcluirGestão de Riscos página 06 a 20
ResponderExcluirFrases que ficaram identificadas sobre o conteúdo:
-Preparação para o que pode acontecer enão o que já aconteceu.
-Gestão de Riscos motiva a proatividade, em vez de reatividade.
-Para que haja uma boa gestão de riscos, se faz necessário boa comunicação.
-Tomada de decisões embasadas em informações.
-Gestão de riscos é proteção e melhora a saúde e bem estar da organização.
-Gestão de Riscos é delicadeza e equilíbrio.
-Comunicação e consulta/monitoramento e análise crítica.
-Todos estarem cientes dos seus papéis e responsabilidades.
-Tomada de decisão conjunta.
-Gestão de riscos está associada a: Pesquisa de mercado, análise do ambiente e dos negócios, consulta sobre políticas, conformidade legal, retroalimentação de clientes, planejamento estratégico, auditoria e avaliação.
-Comunicação clara entre as partes interessadas.
-Parcerias entre outros grupos externos, permitindo ações conjuntas.
-Relação com a comunidade baseadas em confiança.
-Comunicação entre a Alta Direção e funcionários pode ajusar no entendimento dos riscos e suas probabilidades.
-Documentação formal do plano de comunicação e consulta ou lista de verificação, são elementos essenciais para um plano de comunicação.