quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Apostila Gestão do Risco

Nesta semana, todos devem fazer a leitura da apostila "GESTÃO DE RISCOS" das páginas 6 a 20 e colocar suas observações aqui no fórum. Vale a pena ler!!

2 comentários:

  1. Colegas, estava pesquisando na internet sobre a ISO de Gestão de Risco e segue abaixo textpo bem interessante sobre:

    Esclarecimento sobre a certificação baseada na norma ISO 31000
    Afinal, a nova ISO 31000 de Gestão de Riscos é certificável ou não?

    Vou explicar a situação para vocês.

    De fato, a norma brasileira e internacional ABNT NBR ISO 31000:2009 não é destinada para fins de certificação.

    Entretanto, o que está ocorrendo é que organizações como o Biocor Instituto, por razões operacionais e estratégicas, manifestaram interesse em se certificar apoiando-se totalmente na nova referência mundial em Gestão de Riscos, que é a ISO 31000. Aí surgiu o desafio: como utilizar uma norma de diretrizes (recomendações) como protocolo de auditoria? A solução que encontramos foi criar uma norma de referência que fosse auditável (e, consequentemente, certificável), integralmente baseada na ISO 31000. Assim surgiu a QSP 31000:2010 (que, obviamente, não pode ser comercializada nem distribuída).

    Deve-se observar no link a seguir que o conteúdo da norma auditável do QSP engloba praticamente toda a ISO 31000, transformando as suas recomendações em itens que podem ser constatados através de evidências objetivas. Além disso, convertemos o "framework" (estrutura) para gerenciar riscos proposto pela ISO 31000 em Sistema de Gestão de Riscos, acrescentando requisitos de documentação, auditoria interna, etc.

    O PDF com o índice da QSP 31000 encontra-se no link: http://www.qsp.org.br/pdf/QSP_31000_apresentacao.pdf.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,
    Conforme vão fazendo a leitura da apostila, fiquem a vontade para perguntar aos demais colegas, caso surja alguma dúvida ou considere algum ponto mais difícil e queira explicar aos demais colegas.

    ResponderExcluir